Definição de Kotler: “Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiencias, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideais. ”
Com o conceito acima identificamos que marketing engloba várias atividades de nosso dia a dia: Do pão que compramos em nossa padaria preferida a banda de música que mais gostamos. Para terem nossa preferência, com certeza essas marcas criaram algo que nos atraiu e chamou nossa atenção.
Neste post utilizarei 3 exemplos, incluindo marcas e celebridades, para ilustrar o envolvimento geral de marketing. Começo com um texto que li há alguns dias no Meio&Mensagem, de Higor Gonçalves, sobre Madonna (intitulado “Madonna: A Nossa Senhora do Marketing” – link abaixo). A mensagem é sobre como uma cantora da década de 80 continua em alta até hoje, mantendo fãs de sua geração e conquistando novos, os quais não havia nascidos quando começou sua carreira. Resposta: Capacidade de reinvenção e planejamento. Algo essencial na aquisição/fidelização de um cliente ou conquista/manutenção de um posto de trabalho.
Um planejamento detalhado, com objetivos, metas e plano de ação é imprescindível para assertividade da marca. Parece meio óbvio, mas, por mais que existam literaturas diversas sobre marketing, o que mais encontramos no mercado são empresas e profissionais indo na contramão do básico da área: “Atender à necessidade e desejo do consumidor“. Veja o que aconteceu em abril desse ano com a United Airlines, quando um passageiro após ter comprado um bilhete (“necessidade de viajar”), foi arrastado de forma agressiva do avião porque o voo estava lotado!!! (aqui caberiam milhões daquelas carinhas de horror que usamos em nossas mensagens por WhatsApp). Prejuízo imenso financeiro e da marca. Nota-se, como motivo da grande falha, a falta ou a inadequada Capacitação Profissional.
Ao mesmo tempo identificamos marcas de sucesso, com décadas de atuação e totalmente atuais, que continuam conquistando e atraindo cada vez mais clientes: “Walt Disney World”. Criança ou adulto, quem não se enlouquece com a oportunidade de visita-la? Nesse caso, verifica-se como motivo de sucesso o inverso da United Airlines: Adequada e contínua Capacitação Profissional.
Em um mercado com tantas opções, lançamentos constantes, concorrência acirrada e forte comunicação virtual, se diferencia a marca que optar por ser Simples e Verdadeira na entrega, incluindo Atendimento de Excelência. Quem é verdadeiro entrega o que compromete, não se comprometendo com o que não pode atender, critério que pode ser aplicado para empresas e pessoas.
Ressalto que para as estratégias precisamos sim, e muito, do conceito teórico das bibliografias básicas de Administração e Marketing, porém, leituras e conteúdos diversos também são fundamentais pois, amplificam o aprendizado, ajudam na identificação de oportunidades e no processo de tomada de decisões. Se Madonna se preocupasse apenas em cantar será que ainda seria uma cantora de sucesso? Por isso, deixo como sugestão uma série da Netflix que tem ligação com os itens de sucesso mencionados acima. Ao assistir, com certeza se lembrará deste texto. Designated Survivor (com Kiefer Sutherland – o Jack Bauer de 24 horas). A série é sobre um ataque que atinge o Capitólio morrendo todos os integrantes do Governo e, a pessoa a assumir a Presidência do País é um secretário de habitações e desenvolvimento urbano. Não vou falar mais nada… assistam. É bem legal e tem vários conceitos de marketing.
Referencias:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Prentice Hall 2000
Meio&Mensagem
http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2017/05/25/madonna-a-nossa-senhora-do-marketing.html
Case United Airlines
http://veja.abril.com.br/economia/united-airlines-anuncia-mudancas-apos-caso-de-remocao-forcada/
_____________
Direitos autorais referencias imagens: imagens de uso livre (google.com / flickr.com) com adaptação brunogeraldidesign para marketingeestilo.com
Link permanente
ótimo texto, exemplos de sucesso e erro grotesco!! Show adorei!!!!