Marketing e as redes sociais

Marketing e as redes sociais

Sempre que ouço ou falo sobre redes sociais penso em internet e, ao pensar em internet me lembro de 3 grandes nomes responsáveis pela evolução tecnológica e de comunicação: O primeiro é Alan Turing, praticamente o precursor da internet por decifrar e quebrar os códigos alemães durante a Segunda Guerra, antecipando o final da mesma (ele trabalhava para a inteligência britânica – abaixo sugestão de um excelente filme sobre a história); O segundo, Steve Jobs pela invenção e simplicidade da Apple como ferramenta de acesso à internet (é claro que temos outras marcas, mas o comportamento e desejo dos consumidores devido a “entrega da maçã” é singular); O terceiro, Mark Zuckerberg com a conexão dessas duas pontas e da população através do Facebook e WhatsApp.

Todas essas descobertas permitiram facilidade e agilidade da informação. No passado, se alguém desse uma informação errada,  até descobrirmos, o assunto já estava morto … isso de descobríssemos! Hoje, com nossos celulares e computadores, checamos o conteúdo de imediato, sem deixar dúvidas.

Exemplificando a força das redes sociais em Marketing e de como “ELE” engloba todas as áreas/assuntos, menciono 2 ações de Marketing Político:

1) Quem poderia imaginar Donald Trump vencendo a eleição presidencial dos Estados Unidos??!! A utilização massiva das redes sociais no conjunto de estratégias contribuiu para seu sucesso e consequente perda de sua concorrente Hillary Clinton (importante ressaltar que aqui classifico apenas a utilização das redes e não a forma).
2) O governo atual da Rússia enfrenta vários protestos por corrupção e a população se informa através das redes sociais, uma vez que jornais e TV são controlados pelo Estado. Com isso, um opositor a Putin, Alexei Nalvany, também usa as redes para mostrar seu trabalho e se fortalecer popularmente.

O uso das redes sociais para divulgação de produtos/serviços e pessoas é imprescindível. Podemos segmentar as ações e acompanhar os resultados de imediato. O ponto de atenção fica para com o cuidado na publicação, uma vez que postar algo na internet é para sempre (mesmo se apagarmos a informação posteriormente). Acompanhamento e muita atenção são indispensáveis.

Até mais.

Dicas e Referências:

Filme O Jogo da Imitação (sobre Alan Turing e a história durante a segunda Guerra).

Revista Veja 21/06/17 (exemplo ação marketing político na Rússia)

_________

Direitos autorais referencias imagens: imagem brunogeraldidesign para marketingeestilo.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *