No último fim de semana, passeando com minha família por uma cidade turística, bem ao final do dia quase voltando para casa, olhávamos algumas vitrines de lojas. Uma delas chamou a atenção de minha irmã que viu um casaco básico o qual procurava há tempos. Entramos para olhar. A vendedora pegou a peça da vitrine (era o último) e disse: “ nossa vendi muito dele hoje por estar na vitrine”.
Com o exemplo acima fica claro “Por que marketing é tão importante”. Porque vende!! Para oferecer um produto ou serviço, precisamos divulga-lo com suas características e benefícios ao mercado (se não mostramos ninguém saberá que ele existe).
Os políticos utilizam marketing para se elegerem (infelizmente a grande maioria o utiliza de forma negativa), Ong’s e religiões para conseguirem donativos, médicos e hospitais para conquistarem pacientes, apresentadores de TV para atraírem audiência, pessoas para obterem relacionamentos e, assim por diante. “Ele” funciona como uma engrenagem para tudo isso, basta ter a idéia e atingir o target correto.
Marketing é uma ferramenta de extrema importância para o sucesso de uma marca/empresa ou pessoa, englobando embalagem e conteúdo. Como pessoa, podemos ser um profissional de habilidades técnicas e competências excelentes (conteúdo) mas, nossa embalagem (a forma como nos mostramos) pode não estar coerente (talvez tenhamos que alterar e corrigir). Imagem e conteúdo andam em conjunto assim, se queremos transmitir credibilidade e confiança, nosso comportamento e vestimenta precisam dizer isso. O mesmo acontece com uma empresa. A imagem dos produtos comercializados pela Nike é a mesma utilizada na comunicação. Sem alinhamento o pilar cai rapidamente, não se sustenta.
Como profissionais de marketing precisamos criar estratégias coerentes, do empacotamento do produto ao lançamento, pautadas no posicionamento e imagem da marca (incluindo perfil funcionários). Como consumidores, estarmos atentos as entregas e garantias dessas marcas, tomando cuidado com a compra impulsiva para não ocorrer arrependimento (nossas compras também precisam de coerência uma vez que o mundo necessita de sustentabilidade).
Deixo 2 referencias de filmes e séries relacionados ao assunto:
Girl Boss (Netflix) – A série conta a história de Sophia (Britt Robertson), uma garota que começou seu negócio vendendo roupas Vintage no e-bay (baseada no best-seller escrito pela fundadora da marca de roupas on-line Nasty Gal).
Amor por Contrato – Um filme de 2010, com Deemi Moore e David Duchovny. História de uma família perfeita e bem-sucedida, que tem o objetivo de inserir famílias em mercados de luxo, criando necessidade/desejo nos consumidores.
Divirtam-se!
__________
Direitos autorais referencias imagens: imagem brunogeraldidesign para marketingeestilo.com
Link permanente
Gostei! Que venha logo o próximo.