Planejamento Estratégico e sua importância

Por que o Planejamento Estratégico é tão importante para uma empresa/negócio?

Para refletirmos: “O que acontece quando vamos ao supermercado sem lista de compras?”  Arrisco algumas respostas, as quais já vivenciei:

  1. Ficamos sem foco;
  2. Levamos mais tempo pensando e procurando o que comprar;
  3. Gastamos mais do que o esperado.

A lista de compras nos direciona, permitindo assertividade e investimento saudável (sem gastar mais do que o necessário).  O mesmo ocorre com o Planejamento Estratégico. Ele oferece Direcionamento para a empresa/negócio, além de ser o ponto de partida uma vez que aponta o caminho a ser seguido através das definições de objetivos e metas.

De forma simples, ele engloba 9 etapas:

  1. Missão – é o objetivo da empresa –  “seu propósito”,
  2. Visão – onde a empresa quer chegar;
  3. Valores – a base para seguir o objetivo – referências;
  4. Público Alvo – o mercado a ser atingido – quem são os clientes;
  5. Análise SWOT ou FOFA – ferramenta de Marketing que proporciona uma visão estratégica detalhada da empresa e concorrência. Analisa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (análise FOFA em português) Em inglês, SWOT,  significa: S – strengts (forças), W weaknesses (fraquezas), O opportunities (oportunidades); T – threats (ameaças).  As Força e Fraquezas são internas e as Ameaças e Oportunidades externas).
  6. Metas – definição de metas e objetivos a serem atingidos no período (importante utilizar as informações obtidas na Análise SWOT com clareza do que se deseja atingir);
  7. Estratégias – elaboração das estratégias a serem seguidas para atingir os resultados, as quais podem englobar áreas diversas de acordo com o alvo. Exemplos: Marketing (contratar novas formas de mídia), Vendas (atuação da equipe de vendas em novos territórios), RH (contratar novos funcionários), entre outras.
  8. Implementação – colocar em ação o que foi planejado, com divisão das informações aos funcionários, principalmente equipes de vendas, atendimento e outras que estão à frente do cliente e são responsáveis por trazê-los à empresa
  9. Controle – controlar e acompanhar os resultados das ações, verificando se estão ocorrendo de acordo com o planejado. Os cenários mudam devido a fatores externos assim, a empresa precisa estar sempre atenta às informações para ajustar o plano de imediato.

Estas etapas são de extrema importância para a conquista e crescimento da empresa, pois, sem a definição de onde “Ela” deseja chegar, qualquer caminho pode ser escolhido, podendo impactar e levar mais tempos para obtenção de resultados.

Até a próxima.

 

Referencias de livros relacionados ao assunto:

ÂNDRADE, Adriana. Marketing (Tão) Essencial. Pontes Editores, 2018

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Prentice Hall 2000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *