O Poder da Mídia e a Princesa Diana

23634612 10210172722582207 1627119843 n - O Poder da Mídia e a Princesa Diana

Decidi escrever sobre o poder e influência da mídia, em todos os segmentos de mercado, fazendo uma analogia entre “ela” e a Princesa Diana, uma vez que nesse ano completam-se 20 anos de sua morte.

As gerações mais novas talvez não tenham conhecimento de como “sua imagem” era bombardeada nos veículos de comunicação da época. “Ela” trafegava por vários assuntos, de moda a atividades sociais. Em 1997 os Paparazzi ficavam incansáveis atrás da mesma para conseguir “uma foto” pois, independente do assunto à venda seria garantida.

Podemos dividir a mídia entre antes e depois da Princesa Diana (como mostra o documentário “The History of Diana” disponível no Netflix). Diana usava a mídia a seu favor, de acordo com sua necessidade ou estratégia (garantir uma causa social ou mandar um recado para o Palácio).

Devido à loucura dos Paparazzi pela princesa e a forma como “Ela” utilizava a mídia, entendemos seu poder e influência pois, muito mais do que comunicar a mídia vende, seja um produto, um serviço ou uma pessoa (a qual acaba se tornando um produto).

Nos dias atuais percebemos ainda mais esse poder, principalmente nas redes sociais que não existiam naquela época. Como exemplos, menciono a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA e a recente repercussão do caso do jornalista Willian Waack, pois apenas algumas horas de barulho nas redes foram suficientes para retirá-lo de cena do jornal que apresentava há doze anos.

Concluindo, independente do segmento e tamanho da empresa, a mídia é necessária para divulgar e vender, alinhada a uma estratégia e mensagem de comunicação de acordo com o público alvo.

A seleção dos meios de comunicação (rádio, TV, redes sociais, etc.) também é muito importante pois, eles precisam falar com o segmento de atuação, enfatizando o cuidado nas redes sociais para não invadir o espaço do consumidor (remarketing o tempo todo); várias vezes buscamos informações de um determinado produto na internet e depois somos abordados incansavelmente pelo mesmo…….

Ahhh… e tão importante quanto a mídia é o acompanhamento dos resultados que ela traz, assunto que abordarei em um novo post.  Aguardem.

Até a próxima.

______________________________________________________________________________________________

Referencias de livros e filmes relacionados ao assunto:

MARTINS, Zeca. Propaganda é isso Aí! – Editora Saraiva

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Prentice Hall 2000

Filmes (disponíveis no Netflix)
The History of Diana – Irmão e pessoas de contato próximos a princesa contam a história e conflitos de sua vida.

Fome de Poder (com Michael Keaton) – Toda história de ascensão do MacDonald’s , onde é possível identificar vários cases de Marketing .

__________________________________________________

Direitos autoriais referencias imagens: imagem brunogeraldidesign para marketingeestilo.com